domingo, 11 de novembro de 2012

GRUPO DE COCHICHO (ZUNZUM)




Conceito:


         O termo aplica-se para o grupo de discussão de duas pessoas. Cochichar, como todos sabem, significa falar em voz baixa, de tal forma que outras pessoas não se inteirem do que estão falando as duas em diálogo. É possível dividir um grupo grande em pequenos grupos de cochicho, não só para um intervalo numa preleção, como também para obter-se opinião sobre um assunto.

Tempo de Duração:


         Não deve durar mais de dois ou três minutos, senão dificultaria a retomada do interesse ou da atenção para com o professor.

Como se Realiza:


         Quando se torna necessário conhecer opinião de um grupo sobre um tema qualquer, no momento, o professor reduz o grupo a parelhas. Cada membro do grupo dialoga com seu companheiro mais próximo, no mesmo lugar em que se encontra, sem se levantar. Das respostas dadas, quando o grupo não é grande, levanta-se uma conclusão geral.

Recomendações:


         Trata-se de um método acentuadamente informal e que garante uma participação total. Quando se percebe que o grupo não está reagindo utiliza-se com vantagem a técnica. Convém, no entanto, que ela não seja aplicada a grupos com mais de 50 participantes.
         O professor deverá expor a técnica e solicitar o máximo de silêncio possível ou, pelo menos, que se fale em voz baixa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário